Câncer de Próstata - Prevenção

A próstata é uma glândula masculina (com a forma de maçã)  localizada na parte baixa   do abdômen, situando-se abaixo da  bexiga e à frente do reto. Uma glândula do sistema reprodutor masculino, que  produz e armazena  parte do fluido seminal.

Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em   homens acima de 50 anos. A   idade é um fator de risco   importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida.

A melhor forma de detectar, tratar e garantir bom prognóstico para qualquer patologia é realizar periodicamente exames preventivos.

Os exames preventivos do câncer de próstata são:

  • Toque retal e Antígeno Prostático Específico (PSA, por sua sigla em inglês)
  • Ultra-sonografia transretal (nos casos suspeitos).

Nos casos de comprovação positiva de câncer outros exames podem ser necessários. A necessidade de um exame ou de outro vai depender da orientação medica, extensão e tipo do câncer, estado do paciente, forma de tratamento combinada entre médico e paciente, entre outros fatores.

A melhor prevenção é fazer os exames anuais e, com eles, detectar precocemente o câncer de próstata. Uma alimentação saudável sem gorduras – e equilibrada também é aconselhável.

2018-08-17T13:23:14+00:00